ATENÇÃO! Sedentarismo Pode Causar Graves Danos à Saúde.

em junho 2, 2021

Inscreva-se no link ao lado

Conheça O Método Inovador Para Acabar Com O Sedentarismo Da Sua Vida

Compartilhe agora mesmo:

O QUE É SEDENTARISMO?

O sedentarismo é um estado onde há diminuição ou ausência total de atividade física. Pessoas de diferentes idades podem apresentar comportamento sedentário, fazendo com que o pouco gasto calórico impacte diretamente na saúde do corpo, aumentando o risco de desenvolver uma série de doenças. Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Ainda, estima-se que o sedentarismo esteja relacionado com quase 14% das mortes no Brasil. Diante disso, muitos estudos conduzidos por médicos e pesquisadores indicaram uma variedade de impactos negativos na vida de uma pessoa devido à convivência de um estilo de vida sedentário.

Sedentarismo e suas consequências

Estudos epidemiológicos demonstram que a
inatividade física aumenta substancialmente a incidência relativa de doença arterial coronariana (45%), infarto agudo do miocárdio (60%), hipertensão arterial (30%), câncer de cólon (41%), câncer de mama (31%), diabetes do tipo II (50%) e osteoporose (59%) (KATZMARZYK & JANSSEN, 2004). As evidências também indicam que a inatividade física é independentemente associada à mortalidade, obesidade, maior incidência de queda e debilidade física em idosos, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade e alterações do humor.

Comparado a séculos passados, o ambiente moderno, contudo, mudou drasticamente. Com o advento das revoluções industriais e tecnológicas, o alimento tornou-se abundante e a todo o momento disponível. A tecnologia deixou o homem, supostamente, “preguiçoso”. A atividade física, crucial nos tempos remotos, tornou-se dispensável. O homem, outrora fisicamente ativo e nômade, tornou-se sedentário. Os substratos energéticos (glicogênio e triglicérides) estocados no músculo esquelético e tecido adiposo, que flutuavam constantemente em função do ciclo “caça/jejum/alimentação/repouso”, tornaram-se estáveis (e em níveis elevados). Como consequência, condições como síndrome metabólica e obesidade emergiram.

Atividade Física x Sedentarismo

A atividade física é uma ferramenta barata, segura, não patenteável e, quando feita de maneira correta, põe fim à necessidade de uma vasta gama de medicamentos.

Como falado acima, nos tempos atuais a atividade física parece que vem sendo esquecida por grande parte da humanidade, pois com o grande aumento da tecnologia a população tem sido, praticamente, refém de redes sociais, celulares, tablets, vídeo games, dentre outros.

No entanto, temos espalhadas pelo brasil milhares de academias, centros esportivos e diversos lugares que se pode realizar algum tipo de atividade física para adquirir um estilo de vida saudável.

Muitos aderem o estilo de vida sedentário por dizerem que seus dia a dia são turbulentos no trabalho, na escola, faculdade, curso etc, e no fim de tudo falam que não acham tempo para encaixar alguma atividade física em seu cronograma diário porque ficam muito exaustos, mas, contudo, isso não pode se servi de desculpas para quem quer adotar um estilo de vida saudável, embora sabemos que um dia turbulento nos deixa extremamente sem vontade ou disposição de fazer qualquer coisa, porém como falamos que estamos numa era digital tecnológica, temos diversos tipo de plataformas e treinamentos online que podem nos ajudar no combate ao sedentarismo nos dando uma ampla liberdade geográfica para poder treinar , uma vez que ,basta, conectar-se à internet e acessar quaisquer plataforma que contenha algo relacionado à atividade física e ir gradativamente adaptando seu corpo a sair do repouso.

Então, você que diz que não tem tempo para fazer qualquer tipo de atividade física e continua levando um estilo de vida sedentária, incentivo-te a sair da zona de conforto, parar com desculpinhas esfarrapadas e começar a promover sua saúde, pois lembre-se “Sua qualidade de vida, está diretamente ligada a suas escolhas”.

“A ATIVIDADE FÍSICA É O VERDADEIRO REMÉDIO NO COMBATE AO SEDENTÁRISMO”

 

 

Abaixo separei algumas das principais recomendações passadas pela OMS(organização mundial da saúde)

Adultos (18 a 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou “incapacidades”:

  • De 150 a 300 minutos de atividade física de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de atividade física aeróbia de intensidade vigorosa. Ou, ainda, uma combinação equivalente entre essas intensidades ao longo da semana.
  • Para benefícios adicionais o adulto pode aumentar esse tempo.
  • O adulto também pode fazer atividades de fortalecimento que envolvam todos os principais grupos musculares em intensidade moderada ou alta pelo menos 2 dias na semana.
  • Restrições para aqueles com doenças crônicas ou com alguma “incapacidade”: devem começar fazendo pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. Recomenda-se consultar um profissional em saúde antes do início da prática.

Idosos (mais de 65 anos), incluindo aqueles com doenças crônicas ou alguma “incapacidade”:

  • De forma geral, os idosos devem ser tão ativos fisicamente quanto sua capacidade funcional permitir. Se estiverem bem, as quantidades e as recomendações se parecem com o que mencionamos acima.
  • Como parte da atividade física semanal, os idosos devem realizar atividades físicas com múltiplos componentes, que enfatizem o equilíbrio funcional, e um treinamento de força em 3 ou mais dias da semana. Isso para aumentar a capacidade funcional e diminuir quedas.

Crianças e adolescentes (5 a 17 anos), incluindo aqueles com alguma “incapacidade”:

  • Ao menos 60 minutos por dia de atividade física, em média, com intensidade moderada a vigorosa.
  • Atividades que fortalecem músculos e ossos devem ser incorporadas pelo menos 3 dias por semana.
  • Restrições para aqueles com “incapacidade”: devem começar com pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. É recomendada uma consulta com um profissional de saúde especialista na condição antes do início da prática.

Mulheres grávidas ou no pós-parto:

  • Pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada semanalmente.
  • Incorporar uma variedade de práticas aeróbicas e de fortalecimento muscular. Adicionar alongamento suave também traz benefícios.
  • Deve-se começar fazendo pequenas quantidades de atividade física e aumentar gradualmente a frequência, intensidade e duração. Mulheres que, antes da gravidez, praticavam habitualmente atividades intensas ou que eram fisicamente ativas, podem continuar a suar a camisa durante a gravidez e o período pós-parto, adaptando certos pontos de acordo com orientação de profissionais.

Considerações Finais

Agora você já sabe o que é sedentarismo e o que isso pode te trazer de consequência para sua saúde, convido a você que se encaixa nesse perfil de vida sedentária a deixar seu comentário nos falando a sua maior dificuldade em sair do sedentarismo.

Espero que tenha gostado deste conteúdo!


Deixarei abaixo um  treinamento em vídeoaulas para você “chutar” o sedentarismo da sua vida. 

Compartilhe agora mesmo:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Fernando disse:

    Olá!
    Gostei bastante do seu conteúdo! Espero que poste mais conteúdos…
    minha maior dificuldade em largar o sedentarismo é que sou muito preguiçoso.

    1. olá, Fernando!
      Que bom que gostou do nosso conteúdo! fique por dentro de nosso site que chegará diversas novidades.
      fico extremamente feliz por você expor sua dificuldade. Baixe o e-book e ele o ajudará neste objetivo.

  • Inscreva-se no link ao lado

    Conheça O Método Inovador Para Acabar Com O Sedentarismo Da Sua Vida